segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Arborização reduz consumo de energia em São Paulo

Enviado em 20 de Agosto de 2008
Um estudo feito pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo de Piracicaba (USP Piracicaba) apontou uma ligação entre a falta de áreas verdes em São Paulo com o aumento de consumo de energia.
Foram analisadas três áreas da cidade, com cobertura vegetal de 4%, 12% e 34% respectivamente. Quesitos como a umidade do ar e o uso de ar-condicionado foram levados em consideração. “Por fim, realizou-se o cálculo dos graus-hora de calor, que indica quantos graus de temperatura a mais precisam ser retirados do ambiente de forma artificial”, diz a engenheira agrônoma Giuliana Velasco, responsável pelo trabalho.
No mês mais quente medido pela pesquisa, a área com 4% de arborização 10 graus-hora de calor por dia, já a região com 34% de cobertura vegetal registrou aproximadamente quatro graus-hora de calor. Pela manhã, a diferença de temperatura entre as duas áreas chegou a 2,14 graus Celsius, o que gerou um aumento do uso de ventiladores e ar-condicionado.
Giuliana afirma que o plantio de grandes árvores nas calçadas deve ser mais incentivado do que o de arbustos no interior dos apartamentos. Além de reduzir a temperatura, elas retêm poluentes, absorvem gás carbônico e reduzem o impacto das chuvas em maior escala, pois possuem copa e estrutura para isso”, completa ela.
Fonte: www.procelinfo.com.br

Nenhum comentário: