quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Guapuruvú


Guapuruvú ou Schizolobium parahiba
Esta foto foi tirada em São Paulo. Magnífica árvore, uma de minhas preferidas. Aqui vão as informações complementares:

Nome científico: Schizolobium parahyba
Nomes populares: Guapuruvu, bacurubu, badarra, bacuruva, birosca, faveira, pau-de-vintém, ficheira, pataqueira
Origem: Brasil
Família: Leguminosas
Luminosidade: sol pleno
Porte: Pode chegar a 30 metros de altura
Clima: quente e úmido
Copa: rala, produz sombra leve
Propagação: Sementes
Solo: fértil
Podas: não são necessárias
Esta linda espécie brasileira pertence à Família das Leguminosas e pode atingir até 30 metros de altura. O guapuruvú perde totalmente suas folhas no inverno e cobre-se de flores amarelas na primavera. Só após a florada é que inicia a brotação de novas folhas. A copa produz uma sombra muito leve, o que permite o plantio da espécie em gramados ou próxima a canteiros sem prejudicar a insolação sobre as outras plantas. É uma espécie pioneira, indicada para plantios em áreas degradadas em razão do seu rápido crescimento.

Jacarandá mimoso




Nome científico: Jacarandá mimosaefolia
Nome popular:
jacarandá-mimoso

Origem: América do Sul
Família: bignoniáceas
Luminosidade: sol pleno
Porte: pode chegar a 15 metros de altura
Clima: em estado nativo é encontrado nas regiões de clima um pouco frio, mas adapta-se bem ao clima sub-tropical
Copa: aberta e arredondada
Propagação: sementes
Solo: fértil
Podas: não são necessárias
Árvore frondosa, de folhagem delicada, pertencente à Família das Bignoniáceas. De porte médio, esta espécie pode atingir até 15 metros de altura. As folhas, que medem 40 cm de comprimento, são compostas por folíolos miúdos e delicados e concentram-se nas pontas dos ramos. Durante o inverno, o jacarandá-mimoso perde suas folhas, mas no início da primavera ele se cobre de flores arroxeadas e perfumadas. A floração se prolonga até o começo do verão e recobre praticamente toda a copa.
Uma curiosidade sobre esta árvore: em Pretória, uma cidade na África do Sul, as ruas são totalmente arborizadas com jacarandá-mimoso levado do Brasil.


Sibipiruna


Nome científico: Caesalpinia peltophoroides
Nomes populares: sibipira, coração-de-negro
Origem: Brasil
Família: Leguminosas
Luminosidade: Sol pleno
Porte: atinge até 18 metros de altura
Clima: adapta-se muito bem ao clima sub-tropical e tropical.
Copa: arredondada, pode chegar a 15 metros de diâmetro
Propagação: Sementes
Solo: não é muito exigente, mas prefere o ligeiramente ácido
Podas: não são necessárias
Originária do Brasil, especificamente da Mata Atlântica, a sibipiruna é uma espécie da Família das Leguminosas e atinge altura máxima em torno de 18 metros. Esta espécie de árvore, que costuma viver por mais de um século, é muito confundida com o pau-brasil e o pau-ferro, pela semelhança da folhagem. A sibipiruna perde parcialmente suas folhas no inverno e a floração ocorre de setembro a novembro, com as flores amarelas dispostas em cachos cônicos e eretos. Os frutos, que surgem após a floração, são de cor bege-claro, achatados, medem cerca de 3 cm de comprimento e permanecem na árvore até março. A árvore é muito utilizada no paisagismo urbano em geral, sendo também indicada para projetos de reflorestamento pelo seu rápido crescimento e grande poder germinativo. A floração da espécie ocorre geralmente 8 anos após o plantio e cada exemplar, cultivado em condições adequadas, pode viver por mais de 100 anos.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Minha paixão: árvores






Este blog vai ficar mais bonito, mais florido!
Quem tem a expectativa de conhecer mais as árvores, principalmente as que vemos no nosso dia a dia, nos parques, vai adorar! 
Comece observando as árvores por onde você passa. Quer saber de que espécie são?
Vai poder descobrir agora, que este blog muda de cara e passa a falar mais delas!
Mas passa a falar e mostrar por fotos tiradas por mim, com a intenção de ajudar a identificar espécies, sem o compromisso de dar informações a fundo sobre cada espécie..e por que não ajudar a escolher a espécie mais adequada para arborizar a frente da sua casa ou condomínio...
Eu amo as árvores de São Paulo... Não importa se nativas ou exóticas, importa sim a beleza, o porte, o ar despoluído..o abrigar ninhos de pássaros, borboletas, enfim toda espécie de biodiversidade que ela é capaz de abrigar.
Árvore que cai, sem dúvida alguma foi porque foi plantada em local inadequado, descuidada, atacada por cupins, embaixo da rede elétrica, como é o caso desta da foto,  porte a raízes muito grandes para  local e depois disso podadas indiscriminadamente, e sem o olhar cuidadoso de quem simplesmente acha que ela derruba muitas folhinhas, e etc...