quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Planta que combate à erosão



Nome Científico: Vetiveria zizanioides

Nome Popular: Vetiveria ou capim-vetiverÉ uma planta que vem sendo empregada com sucesso, em projetos de combate à erosão, graças ao seu enraizamento vertical que pode chegar a 6 metros de profundidade e extensão.
E uma herbácea perene e rústica. Suas raízes crescem para baixo e atuam como "barreiras" contra enxurradas, aumentando a capacidade de infiltração da água no solo.


Outra característica é a resistência da planta à seca prolongada e sua capacidade de recuperação após situações de stress, como queimadas, pastoreio intensivo e alagamentos. É utilizada ainda para recuperação de áreas degradadas e não há risco de virar praga. A planta é estéril e só se multiplica por subdivisão de touceiras.
Também é planta medicinal com propriedades anti -anti-histérica, anti-séptica, calmante de enxaquecas e nevralgias, carminativa, diaforética, estimulante, febrífuga, relaxante muscular, sedativa, tônica, calmante e sudorípara.


Fonte: Suplemento Agrícola jornal "O Estado de São Paulo" e www.plantamed.com.br
           e imagens (Google)

domingo, 10 de agosto de 2008

Paisagismo


O paisagismo não é apenas a criação de jardins através do plantio desordenado de algumas plantas ornamentais, é uma técnica artesanal aliada à sensibilidade, que procura reconstituir a paisagem natural dentro do cenário devastado pelas construções. Requer conhecimentos de botânica, ecologia, variações climáticas regionais e estilos arquitetônicos, sendo também importante o conhecimento das compatibilidades plásticas para o equilíbrio das formas e cores.
A finalidade do paisagismo é a integração do homem com a natureza, facultando-lhe melhores condições de vida pelo equilíbrio do meio ambiente. Ele abrange todas as áreas onde se registra a presença do ser humano. Até mesmo nos desertos só é notada a presença dos seres humanos nos oásis, onde existe vegetação nativa ligada à água. Desde as áreas rurais até as regiões metropolitanas, o paisagismo deve atuar como fator de equilíbrio entre o homem e o ambiente.
A manutenção de áreas verdes nas grandes indústrias influencia positivamente para o aumento da produção, chegando a assegurar uma diminuição nos índices de acidentes de trabalho. Uma paisagem mais amena nas áreas das fábricas, suavizando a artificialidade metálica dos maquinários de trabalho, diminui a tensão dos trabalhadores.
O paisagismo urbano tem por objeto os espaços abertos (não construídos) e as áreas livres, com funções de recreação, amenização e circulação, entre outras, sendo diferenciadas entre si pelas dimensões físicas, abrangência espacial, funcionalidade, tipologia ou quantidade de cobertura vegetal.
A criação de jardins internos (paisagismo de áreas internas), nas residências ou em áreas comerciais, comprova a necessidade do ser humano em manter-se ligado à natureza.

fonte: www.ambientebrasil.com.br